Nos últimos anos, o Brasil tem passado por um momento delicado no que diz respeito à economia. Para driblar o desemprego ou complementar a renda, muitas pessoas estão apostando no empreendedorismo como forma de sobreviver ao mau momento econômico e quitar suas dívidas.
Mais do que uma forma de complementar a renda em um momento de crise, o empreendedorismo ganhou força entre os brasileiros e se destaca pela criatividade e o poder de adaptação diante das necessidades de mercado. Nesse contexto, o desejo de ser o dono do próprio negócio desperta o interesse de muitas pessoas. Mas, por onde começar?
Antes de tudo, é preciso avaliar as necessidades do mercado e entender qual será o fluxo de trabalho e o retorno sobre os investimentos para começar a empreender e ter sucesso na nova empreitada. Nesse sentido, a metodologia do coaching pode ser direcionador e incentivador para um negócio de sucesso.
Como o coaching auxilia empreendedores
O coaching ajuda a planejar o negócio, expandir a visão do empreendedor e a trabalhar aqueles pontos onde ele precisa melhorar como, por exemplo, liderança, comunicação, gestão financeira, negociação e processos de modo geral. Tudo isso é muito importante para superar o momento de crise e criar um negócio eficiente, que dê retorno e apresente crescimento contínuo e positivo.
Além disso, com as técnicas e ferramentas do coaching, é possível fazer um gerenciamento do negócio de forma mais assertiva e eficaz, com foco no alcance de metas e objetivos realistas e bem planejados. Na prática, isso ajuda o empresário a dominar aquela ansiedade de ver a empresa gerando lucro, quando na verdade ela ainda nem se consolidou no mercado.
Desenvolver esta visão sistêmica colabora diretamente para o amadurecimento do empreendedor, que sabendo de todos os seus desafios, dificuldades e das oportunidades que pode agarrar, pode trabalhar de forma mais lúcida para seu negócio crescer se destacar mesmo em meio à crise.
Outros pontos trabalhados pela metodologia do coaching são:
- Maximiza a produtividade;
- Identifica falhas no processo e/ou gestão;
- Auxilia em momentos desafiadores;
- Reduz a procrastinação;
- Define ações e estratégias condizentes;
- Melhora questões como liderança, comunicação, negociação, etc;
- Identifica os pontos fortes e de melhoria do empreendedor;
- Promove gestão financeira;
- Gera resiliência, foco e disciplina;
- Formula objetivos claros;
- Apoia na tomada de decisão;
- Amplia a visão estratégica;
- Desenvolve autoconfiança;
- Facilita a distinção das melhores oportunidades;
- Assinala as mudanças do mercado;
- Promove relacionamento interpessoal e networking;
- Viabiliza adaptação às mudanças;
- Permite uma melhor gestão do tempo;
- Revela pensamentos e comportamentos sabotadores e crenças limitantes, bem como diretrizes para minimizá-los;
- Aprimora a inteligência emocional;
- Dá um novo significado experiências profissionais negativas;
- Potencializa os resultados do negócio.
Pingback:Coaching de Imersão Digital - Dalmy Jr
Pingback:Olá, mundo! | Prof. Dr. Dalmy Jr – Coach em Belo Horizonte – (31) 9.9999 1717